Investigação Digital - 7 Dicas
- Júnior André Marostega
- 20 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

Dica 1: Espionar um Endereço no Instagram
Uma dica para você ter olhos e espionar um endereço remotamente é abrir o seu Instagram no celular. Digite o endereço completo da pessoa na busca. Por exemplo, Avenida Paulista 171. Após pressionar enter, clique em "Places". Agora o Instagram vai mapear para você os endereços relacionados. Ao clicar em um endereço, o Instagram irá mostrar a localização no mapa. Você pode dar zoom no mapa e começar a ver as Stories feitas naquela região. Dessa forma, você pode ter uma visão das pessoas, dos comércios e da movimentação na rua do seu alvo.
Essa técnica é muito efetiva e já aconteceu muitas vezes de eu encontrar algo interessante na rua do meu alvo através do Instagram. Por exemplo, eu encontrei uma quadra de futsal e ao investigar o perfil da quadra, eu vi o foragido pegando bola nos Stories.
Dica 2: Localizar Pessoas pelo Título Eleitoral
Uma técnica muito utilizada para investigar pessoas é verificar o local do título eleitoral. Você pode utilizar o site do TSE para inserir o nome completo, nome da mãe e data de nascimento de qualquer brasileiro e descobrir onde ele vota e qual é a zona eleitoral. Isso é muito útil para saber onde as pessoas estão hoje, principalmente pessoas parecidas.
Para fazer essa consulta, acesse o site do TSE, vá em "Serviços Eleitorais" e clique em "Consultar Local de Votação". Insira o nome completo, a data de nascimento no formato dia/mês/ano e o nome da mãe. Em seguida, faça a pesquisa e será exibido o local onde a pessoa vota.
Dica 3: Criar Perfis Fictícios para Investigação
Você pode se tornar o Sherlock GPT, uma ferramenta poderosa para investigadores digitais e profissionais de ocin. A criação de perfis fictícios, também conhecida como socket puppet, pode ser usada de forma ética para investigar e coletar provas. Por exemplo, você pode criar um perfil de um contador que possui uma alta venda e gosta de animais silvestres para infiltrar em grupos de venda de animais silvestres.
Para criar o perfil, envie a descrição da pessoa para o GPT. Por exemplo, nome: Ricardo Bendes Oliveira, gênero: masculino, data de nascimento: [data de nascimento], país: [país], endereço: [endereço], CPF: [CPF], profissão: contador sênior em um escritório renomado em São Paulo, físico: [características físicas], tipo sanguíneo: [tipo sanguíneo], personalidade: extremamente meticuloso com números. Ricardo tem uma paixão secreta por animais silvestres, especialmente répteis, e está buscando grupos que ofereçam animais para compra.
Com o perfil criado, você pode simular interações, como enviar mensagens no WhatsApp, para obter informações relevantes para a investigação.
Dica 4: Buscar Vazamentos e Rastrear Alvos na Internet
O Universal Search Robot é um serviço extremamente poderoso e gratuito para buscar vazamentos e rastrear alvos na internet. Ele pesquisa telefone, e-mail e faz busca reversa de usuário. Você pode inserir informações como nome completo, CPF ou título eleitoral para descobrir vazamentos relacionados àquela pessoa.
Dica 5: Descobrir Sites no Mesmo Servidor
Para descobrir sites que compartilham o mesmo servidor, você pode usar a técnica de pesquisa reversa. Ao acessar um site, você está acessando o IP do servidor onde ele está hospedado. Você pode pegar o IP e varrer a internet em busca de outros domínios que apontam para aquele mesmo IP. Isso pode revelar outros sites que utilizam o mesmo servidor e estão relacionados.
Para fazer isso, basta utilizar o serviço VDNS Pinfo. Insira o domínio que você deseja investigar e ele irá mostrar outros domínios que enviaram ou enviaram no passado para aquele IP. Essa técnica é muito útil para encontrar outros sites relacionados a um tema específico ou desmascarar golpes que utilizam o mesmo servidor.
Dica 6: Recuperar Conteúdo Apagado da Internet
Nem tudo está perdido quando você encontra algo no Google que foi apagado da internet. O Google mantém um cache das páginas que ele indexa, ou seja, ele salva o texto e o código estático da página. Você pode consultar esse cache e recuperar o conteúdo que foi apagado.
Para fazer isso, digite "cache:" seguido da URL completa da página que você deseja acessar. O Google irá exibir o cache da página, onde você poderá copiar o texto e recuperar o conteúdo que sumiu da internet.
Dica 7: Descobrir o Responsável por um Domínio
Para descobrir o responsável por um domínio na internet, a forma mais simples e conhecida é consultar o registro.br. Todo domínio que termina com ".br" é de responsabilidade do registro.br e lá você encontrará informações sobre quem registrou e mantém o domínio. Basta inserir o domínio desejado no site do registro.br e fazer a consulta.
Essas são apenas algumas das dicas de investigação digital que podem te dar uma vantagem imediata e te colocar sempre um passo à frente. Lembre-se de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder as próximas aulas ao vivo. E não deixe de compartilhar essas dicas com seus colegas investigadores.